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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

  • Artigos: categorias
  • Avaliação de artigos
  • Submissão de trabalhos
  • Formalidade de apresentação
  • Orientações para Dossiês. 

A Revista BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO COMPARADA (RBEC) tem como missão difundir a produção qualificada de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico sobre educação comparada. Esta publicação eletrônica difunde artigos da comunidade científica nacional e internacional, em português, espanhol, inglês e francês, que tratem assuntos e questões de interesse do campo da educação comparada nacional e internacional. Procura contribuir com formação de investigadores do campo da Educação Comparada divulgando estudos e pesquisas realizados por educadores, vinculados a instituições acadêmicas nacionais e internacionais. Artigos, relatos de experiência, entrevistas, comunicações, pesquisas e ensaios de autores interessados, são avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.   Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, não sendo admitida a sua submissão simultaneamente para avaliação em outro periódico.

Não serão aceitos para publicação artigos que não focam a temática da educação comparada, projetos ou relatórios de pesquisa, relatos de experiências, artigos descritivos sem problematização do tema, capítulo(s) de teses, dissertações ou trabalhos de conclusão de curso, tampouco artigos (ou versão destes) já publicados em anais e periódicos nacionais ou estrangeiros, seja em formato impresso ou digital.

A publicação de artigos, resenhas críticas e outros trabalhos na Revista Brasileira de Educação Comparada, após a aprovação final do Comitê Editorial (CE), composto pelos Editores Associados, só acontecerá após a assinatura do Termo de Cessão de Direitos Autorais e Originalidade.

Os trabalhos serão disponibilizados integralmente em formato eletrônico, no site http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/rbec  

A Revista Brasileira de Educação Comparada declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

O tratamento ético da pesquisa sobre a qual o artigo se refere é de responsabilidade dos autores.

Cada autor só poderá ter um artigo em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de 18 meses entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

Alertamos que as orientações aqui elencadas devem ser rigorosamente seguidas pelos autores, pois a sua inobservância poderá implicar a recusa imediata do texto.

Artigos: categorias

A Revista Brasileira de Educação Comparada publica textos levando em consideração a originalidade do tema, densidade e rigor conceitual na abordagem do assunto e a qualidade sintática do texto, resultantes de pesquisa (especificadas as informações da pesquisa e agência financiadora, quando for o caso) e ensaio compondo as diferentes seções do periódico. De acordo com a temática, os artigos são publicados nas seções: Artigos, Revisão & Síntese, Análise das Práticas Pedagógicas, Formação de Profissionais da Educação, Debates & Polêmicas, Imagens & Palavras (seção destinada à publicação de trabalhos sobre temas relacionados à mídia e educação, bem como ensaios, comentários e resenhas de livros, entrevistas, filmes e outros produtos culturais de interesse para o campo da educação comparada.

 

Avaliação de artigos

A política editorial da revista define as seguintes categorias para avaliação dos textos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, consistência teórica e rigor analítico, atualidade, qualidade do texto e adequação ao escopo editorial.

Os originais submetidos passam por três fases. A primeira consiste na triagem realizada pelo Editor Coordenador e Editor Assistente, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação; a segunda, uma avaliação preliminar pelo Comitê Editorial que visa identificar a contribuição e a qualidade do artigo para a revista; e a terceira fase, uma avaliação duplo-cega. A decisão final volta ao Comitê Editorial.

Os artigos considerados dentro do escopo e adequados aos critérios editoriais da revista são encaminhados pelo Comitê Editorial aos pareceristas (no mínimo dois). Compete a eles recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final. O resultado da avaliação será encaminhado ao autor.

Com o sistema duplo-cego (double blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também destes os nomes dos autores. Portanto, ao submeter o artigo no sistema, é indispensável o anonimato de autoria. Em hipótese alguma, o(s) autor(es) pode(m) se identificar no corpo do texto. Considera-se quebra de anonimato qualquer referência explícita de autoria — citação de nome do(s) autor(es) do artigo ou referência a artigos em autoria ou em coautoria em trabalhos anteriores Uma vez aprovado o artigo para publicação, as informações consideradas pertinentes e necessárias serão reinseridas.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:
- Recomendação dos pareceristas.
- Efetivação dos ajustes necessários pelo (s) autor(es).
- Aprovação do artigo pelo Comitê Editorial, composto pelos Editores Associados, cuja resolução contemplará cinco tipos de avaliação:

  1. Aceitar.
  2. Efetuar correções obrigatórias.
  3. Submeter novamente para avaliação.
  4. Enviar para outra revista.
  5. Rejeitar.

Submissão de trabalhos

A Revista Brasileira de Educação Comparada opera exclusivamente pelo sistema on-line Open Journal System como suporte de gerenciamento eletrônico e publicação de periódicos científicos. Dessa forma, todo o processo de captação e arbitragem dos artigos passa necessariamente por essa plataforma eletrônica.

Cada autor deverá registrar-se no sistema e submeter seus trabalhos para apreciação em sistema duplo-cego (double blind review) da seguinte forma:

  1. O(s) autor(es) do documento exclui(em)  do texto nomes, substituindo-os por "Autor" e o ano em referências e notas, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os autores podem, inclusive, acompanhar todo o processo de arbitragem do texto a partir de seu login e senha. O acesso ao sistema de cadastro pode ser feito pelo seguinte caminho: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/rbec  

Após o registro, o usuário estará apto a submeter seu trabalho, por meio do link:  http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/rbec  

Formalidade de apresentação

Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo à Revista. O volume de texto de artigos, incluindo resumos, notas e referências bibliográficas, deverá estar entre 35.000 (volume mínimo) e 44.000 (volume máximo) caracteres com espaços, salvo casos excepcionais a critério dos Editores. As resenhas críticas não devem exceder 10.000 caracteres com espaços. Os originais deverão ser submetidos em extensão .DOC ou .DOCX (Word for Windows), folha formato A4, nas seguintes características:

  • Título e subtítulo do artigo: fonte Times New Roman 16, centralizado, negrito, com no máximo duas linhas e até 15 palavras, representando o conteúdo do artigo. Título e subtítulo também devem ser apresentados em inglês e francês e, neste caso, deverão estar em negrito e itálico.

Títulos e subtítulos internos: fonte Times New Roman 14, respectivamente, em negrito e centralizado.

  • Resumo e palavras-chave: não deve ultrapassar 800 caracteres (considerando os espaços), 5 palavras-chave, no máximo, que possibilitem identificar o conteúdo do artigo, separadas por ponto. Utilizar fonte Times New Roman 12, sem recuo. Resumo e palavras-chave também devem ser apresentados em inglês e francês.
  • Miolo: fonte Times New Roman 12, sem recuo de parágrafos, espaçamento de 1,15 entre linhas e de 6 pt antes e depois dos parágrafos; margens de 3 cm.
  • Tabelas e gráficos: Devem vir ao final do próprio arquivo do artigo, logo após as referências. Cada tabela/gráfico deverá estar identificado com o respectivo título (obrigatoriamente) e legenda (se houver). As tabelas devem estar sempre em formato editável e nunca em imagem.  Alertamos que os gráficos devem ser produzidos em preto e branco.

 

 

Tabela 1: Alunos Matriculados no Ensino Superior, ano 2015.
(sempre indicar se em % ou números absolutos em Palatino Linotype 12, centralizado)

Estado

Número Alunos Matriculados

São Paulo

 

Bahia

 

Pará

 

Fonte: MEC, Censo Escolar, 2015 (Palatino Linotype 10, centralizado).

 

Gráfico 1: European Parliament Elections 2015 (Palatino Linotype 12, centralizado).                            

Fonte:  European Parliament, 2015.                         

 

  • Imagens, figuras e fotografias: Devem ser inseridas no final do próprio arquivo do artigo, após as tabelas, com as seguintes características: em preto e branco, alto contraste, resolução mínima de 300 DPI, largura mínima de 1200 pixels, formato JPG, PNG, PDF ou EPS. Salientamos que imagens, figuras e fotografias serão publicadas com a largura máxima de 100 mm.

Exemplo:

Figura 1: Dados de Financiamento em U$ (equivalentes a cada moeda/pais. (Times New Roman 12, centralizada)


Fonte: Elaboração a partir da pesquisa realizada (Times New Roman 10, centralizada)   

Notas: quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo, antes das referências (notas de fim). Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, devem-se utilizar as citações no texto de acordo com a as normas da APA (American Psychological Association - http://www.apa.org, http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf ,

Referências bibliográficas: devem obedecer à as normas da APA (American Psychological Association - http://www.apa.org, http://www.anpad.org.br/rac/rac_guia_apa.pdf ,

  • http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_apa.pdf), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Orientações para Dossiês. 

A Revista Brasileira de Educação Comparada também publica Dossiês Temáticos de acordo com o escopo da revista. Estes podem ser concebidos a partir de propostas ou de chamadas dos Editores Associados, dos Comitês Editoriais da Revista ou de propostas da comunidade acadêmica, nacional e internacional.

As propostas de dossiês encaminhadas pela comunidade acadêmica serão examinadas pelo Comitê Editorial (CE) da Revista Brasileira de Educação Comparada, composto pelo Editor Coordenador, e Editores Associados, o qual estará encarregado de decidir pela sua aprovação ou não. Serão privilegiadas propostas que apresentem temáticas relevantes e emergentes as quais contemplem as relações entre educação e sociedade.

As propostas devem ser enviadas para o e-mail bjce@unicamp.com.br  São requisitos mínimos para a apresentação de propostas de Dossiês Temáticos:

1. Título e ementa do dossiê proposto.
2. Nome e súmula curricular do Organizador do dossiê. Serão permitidos no máximo dois organizadores por dossiê.
3. Problematização do tema e sua justificativa.
4. Estrutura do dossiê.
5. Lista dos artigos que comporão o dossiê, contendo: títulos e resumos expandidos de cada um deles (máximo de duas laudas cada).
6. Nome e súmula curricular dos colaboradores do dossiê.
7. O organizador deverá solicitar a contribuição de especialistas nacionais e internacionais. O dossiê deverá ter, pelo menos, dois artigos internacionais.
8. Os artigos do dossiê deverão ser inéditos, ou seja, não deverão ter sido publicados em nenhum outro meio, seja impresso, digital ou outros, nem estar sendo objeto de avaliação em outro periódico.
9. O prazo para análise de uma proposta de dossiê pelo CE é de, no máximo, dois meses, ao final dos quais o Organizador receberá e-mail (mensagem eletrônica) informando-o sobre o resultado.
10. Caso a proposta seja aprovada, o Organizador terá que solicitar a todos os autores que compõem o dossiê que se cadastrem e submetam seus artigos para avaliação no sistema on-line (http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/rbec/login)  (ver orientações para submissão de trabalhos) de acordo com datas acordadas entre Organizador e CE, considerados tempo necessário para autores e para tramitação editorial e edição do número previsto para sua publicação.
11. Caso os autores não insiram seus artigos, haja qualquer modificação na proposta inicial ou haja descumprimento dos prazos, sem consulta e anuência do CE da Revista Brasileira de Educação Comparada, a proposta de dossiê estará automaticamente eliminada.
12. A aprovação do dossiê não implica a aprovação automática dos artigos nele contidos. Cada artigo será objeto de avaliação específica, ao final da qual podem ser sugeridas alterações ou exclusão do dossiê, ficando o Organizador incumbido de substituí-lo, respeitando os prazos acordados com o CE. As substituições só poderão ocorrer com sua aceitação explícita.
13. Só serão publicados aqueles dossiês que tiverem o mínimo de seis artigos com pareceres favoráveis.
14. Cabe ao Organizador acompanhar a produção editorial do dossiê durante todas as etapas, atuando, sempre que solicitado, como intermediário entre os editores e os autores dos artigos.
15. O Organizador poderá ser autor de um artigo, da Apresentação e segundo coautor de, no máximo, um outro artigo.
16. O Organizador ficará encarregado de preparar uma apresentação do dossiê.
17. O conjunto de artigos do dossiê deverá ocupar um total de no mínimo oito artigos, obedecendo às normas de submissão de artigos da Revista Brasileira de Educação Comparada.
19. Os casos omissos serão analisados pelo CE da Revista Brasileira de Educação Comparada.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.