Considerações sobre a Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Rosana Prado Biani

Resumo


Este texto discute o ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mostra que esta área de habilidade básica em Matemática tem sido preterida em relação à Aritmética e à Álgebra e que as práticas pedagógicas em Geometria – ou a ausência delas – podem ter suas raízes na própria história da educação brasileira, que promoveu a seletividade de gênero e de classe no ensino da Geometria, oferecido apenas a uma pequena elite masculina. Destaca, ainda, a importância que assume, neste cenário, a formação inicial e continuada dos professores, consideradas como possibilidade de superação das práticas atuais, propiciando outro status à Geometria em sala de aula, que lhe garanta a devida valorização.

Palavras-chave


Geometria. Formação de professores. Prática pedagógica. Ensino fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


LORENZATO, Sérgio e VILA, Maria do C. Século XXI: qual Matemática é recomendável? Revista Zetetiké. Ano 1, n. 1, 1993. p. 41 – 49.

MARQUESIN, Denise F. B e PASSOS, Laurizete F. Narrativa como Objeto de Estudo: Aportes Teóricos. Revista Múltiplas Leituras. v. 2, n 2, p. 219-237, jul / dez. 2009.

Disponível em https://metodista.br/revistas. Acesso: 03/08/10

NACARATO, Adair M., GOMES, Adriana A. M. e GRANDO, Regina C. Experiências com Geometria na Escola Básica: narrativas de professores em (trans)formação. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2008.

NACARATO, Adair M. e PASSOS, Carmen L. B. A Geometria nas Séries Iniciais – uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos, SP:

EdUFSCar, 2003.

RABELO, Amanda O. Mulher e docência: historicizando a feminização do magistério. Revista do Mestrado de História. V. 9, n 9. 2007. Disponível em: www.uss.br/web/arquivos/Revista_Mestrado_vol_9.pdf.. Acesso: 08/08/10.

RIBEIRO, Aline da S. e TEIXEIRA, Leny R. M. A Geometria na Educação Infantil: concepções e práticas de professores. Disponível em: http://ebrapem.mat.br/inscricoes/index.php/inscricao/trabalhos_aprovados. Acesso: 03/09/10.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ci. em foco, Campinas, SP - ISSN 2178-1826