Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista ‘CIÊNCIAS Em Foco’ é uma publicação do “Grupo de Pesquisa FORMAR Ciências” da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem como objetivo divulgar a produção acadêmica nas áreas da Educação em Ciências e da Educação Ambiental. Além de refletir sobre ensino de Ciências e de Educação Ambiental no contexto escolar, contribui para uma discussão mais ampla sobre Educação em Ciências em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares. Veicula artigos inéditos e/ou traduzidos, estudos, resenhas, entrevistas, entre outros.

Publico alvo: Professores, estudantes e pesquisadores que trabalham com a produção acadêmica nas áreas da Educação em Ciências e da Educação Ambiental.

Política de submissão: A submissão é aberta a qualquer pesquisador interessado na temática com o fluxo contínuo.

Documentos: São aceitos para publicação: artigos inéditos, entrevista/depoimento, conversa com professor, fragmentos da história (iconografia).

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Texto de apresentação do número da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Relato de pesquisa ou ensaio sobre ensino de Ciências, da Educação Ambiental ou da formação inicial e continuada de professores.


Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Oficinas e Grupos de Trabalhos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista/Depoimento

Texto realizado com pesquisador da área de Ensino de Ciências ou de Educação Ambiental e que reflita questões da pesquisa e do ensino de Ciências, da Educação Ambiental e/ou da formação inicial e continuada de professores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conversa com o Professor

Textos curtos com nítida intenção de orientar e esclarecer o professor da Educação Básica sobre temas pedagógicos relacionados ao ensino de Ciências, à Educação Ambiental ou à formação inicial ou continuada de professores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fragmentos da História

Ilustração de material de ensino, de equipamento público ou de situações ou personalidades que constituem a história do ensino de Ciências ou da Educação Ambiental. Texto curto situará a ilustração e apresentará alguns de seus principais elementos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Lançamentos

Apresentação de obras recém editadas (livro ou revista ou artigo de revista) sobre temas relacionados ao ensino de Ciências, à Educação Ambiental ou à formação inicial ou continuada de professores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Informação Útil

Indicações e informações sobre alguma notícia da área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Homenagem

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados fora das normas técnicas não serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, sendo imediatamente comunicado ao autor principal. Após a revisão preliminar, a Editoria da Revista encaminhará o texto ao julgamento autônomo de consultores da área relacionada com o tema. Nenhuma modificação de estrutura, conteúdo ou estilo será feita sem o consentimento do autor. Se o parecerista sugerir modificações no texto, essas serão encaminhadas ao(s) autor(es) para (se houver interesse) as modificações necessárias.

Os autores ao terem seus textos aprovados estarão concordando com a sua publicação digital integral em CIÊNCIAS Em Foco e abrindo mão dos direitos autorais para a publicação na revista. Caso os textos venham a ser utilizados na forma de livros ou coletâneas, o Grupo de Pesquisa FORMAR Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp solicitará autorização dos autores para essa finalidade.

 

 

Periodicidade

A Revista Ciências em Foco está retomando seus trabalhos, com periodicidade semestral

Em breve, abriremos chamada para artigos. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Comissão Editorial Executiva

A Comissão Editorial Executiva é composta pelos pesquisadores doutores do Grupo de Pesquisa Formar Ciências. A Comissão Editorial Executiva responde pela publicação da Revista, decidindo seu projeto e linha editorial. Além de colaborar na captação de material para publicação, encaminhar material captado para pareceres, organizar cada número. É responsável, também, pela política de divulgação da Revista.

 

Conselho Editorial

O Conselho Editorial é composto por pesquisadores ligados à área da Educação em Ciências e Educação Ambiental, considerando a diversidade de abordagens e perspectivas teóricas. Os membros do Conselho são indicados pela Comissão Editorial Executiva.

Prof. Dr. Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha (Unicamp);

Prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro (Unicamp);

Profª. Dra. Clarice Sumi Kawasaki (USP Ribeirão preto);

Profª. Dra. Daniela Franco Carvalho Jacobucci (UFU);

Profª. Dra. Danusa Munford (UFMG);

Prof. Dr. Demetrio Delizoicov Neto (UFSC);

Profª. Dra. Denise De Freitas (UFSCar);

Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp);

Prof. Dr. Gildenir Carolino Santos (Unicamp);

Prof. Dr. Giuliano Buzá Jacobucci (UFU);

Prof. Dr. Hylio Lagana Fernandes (UFSCar);

Prof. Dr. Ivan Amorosino do Amaral (Unicamp);

Prof. Dr. Jorge Megid Neto (Unicamp);

Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho (Unesp - Rio Claro);

Profª. Dra.Mariley Simões Floria Gouveia (Unicamp);

Prof. Dr. Pedro Wagner Gonçalves (Unicamp);

Prof. Dr. Roberto Nardi (UNESP Bauru);

Profª. Dra. Sandra Escovedo Selles(UFF)

 

 

Editor

A Comissão Editorial Executiva escolhe, entre seus membros, o editor, que tem mandato de dois anos, possibilitada a recondução, sendo auxiliado em suas funções por um subeditor.

 

Atribuições do Editor

Coordenar e representar a Comissão Editorial Executiva; Convocar e presidir as reuniões da Comissão Editorial Executiva; Estabelecer contatos periódicos com o Conselho Editorial, com vistas a receber avaliação e sugestões; Zelar pelo nome da publicação, cuidando de sua periodicidade, avaliação e circulação; Preparar, junto com o Subeditor, os relatórios para os órgãos externos de avaliação, conforme solicitação das instâncias superiores. Zelar pelo banco de dados referente ao corpo de pareceristas “ad-hoc” indicados pela Comissão Editorial Executiva; Cuidar do recebimento de artigos para publicação e da distribuição para pareceres, conforme indicação da Comissão Editorial Executiva.

 

Produção

CIÊNCIAS em Foco é organizada e produzida pela Comissão Editorial Executiva, que poderá criar e encerrar seções, mudar o formato da Revista, desde que respeitados os critérios de sua indexação. As mudanças serão encaminhadas para ciência do Conselho Editorial. A Revista segue as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e considera os critérios dos órgãos avaliadores.

Pode ser composta por artigos encomendados, por dossiês temáticos e por artigos de demanda. Em todos os exemplares, a Revista publica as normas para aceitação de artigos e demais contribuições à publicação, bem como os créditos de autores e colaboradores, seguindo as orientações gerais dos órgãos avaliadores. A critério da Comissão Editorial, Ciências em Foco pode publicar números especiais, fora da periodicidade, desde que algum assunto de relevância justifique tal publicação.

 

Instruções para autores

A Revista CIÊNCIAS Em Foco é uma publicação quadrimestral do “Grupo de Pesquisa FORMAR Ciências” da Faculdade de Educação da Unicamp. Contém as seções Estudos/Artigos, Textos para Professores da Educação Básica, Fragmentos da História do Ensino e Iconografia, Resenhas, entre outras, com o objetivo de contribuir para uma discussão mais ampla sobre Educação, sobre o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental em seus contextos atuais e de outros tempos e lugares.

 

Normas Técnicas para apresentação dos textos

Ser digitado em editor de texto compatível com PC (tipo Microsoft Word, Star Office ou similar) fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1 ½, margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita de 2,5 cm.

  1. Não conter nenhum tipo de formatação. Os títulos e subtítulos devem ser destacados com um duplo enter antes e depois do texto. As citações com mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de texto (uma tabulação) em fonte Times New Roman corpo 10. As notas, quando necessárias, devem ser numeradas seqüencialmente e digitadas no ao longo do artigo. As referências aos autores no decorrer do texto devem obedecer ao modelo (Sobrenome do autor, data, página) e diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser indicados, com o acréscimo de uma letra depois da data.
  2. As referências bibliográficas devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) (NBR-6023/2002).
  3. Registrar a submissão no sistema eletrônico de editoração da revista. Não é permitido envio via correio eletrônico.
  4. Observar a ortografia oficial e fazer constar, na primeira lauda do original, o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor (es), vínculo institucional, maior titulação acadêmica.
  5. Conter, no máximo, 23.000 caracteres (com espaço) equivalentes a aproximadamente 10 páginas. As resenhas devem ter no máximo 8.000 caracteres (com espaço) equivalentes a 3 páginas, em ambos os casos incluindo tabelas, quadros ou outras ilustrações.
  6. Colocar os quadros, gráficos, mapas, entre outros, em folhas separadas do texto e em arquivo à parte (nos quais devem ser indicados os locais onde serão inseridos), devendo ser numerados, titulados corretamente e com indicação das fontes que lhes correspondem.
  7. Fazer um resumo indicativo e informativo, em português com no máximo 150 palavras.
  8. Para que haja indexação do texto, o autor deve indicar as palavras–chave (mínimo três e no máximo seis) do artigo.

 

Catalogação na Fonte

__________________________________________________

Ciências em Foco / Universidade Estadual de 
Campinas, Faculdade de Educação, FORMAR - Grupo
de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores
da Área de Ciências. - v.1, n.1 (2003-). - Campinas,
SP: UNICAMP/FE.

ISSN 2178-1826
Publicação quadrimestral

1. Educação ambiental.  2. Educação - Ciências. I.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de
Educação. FORMAR - Grupo Estudos e Pesquisas em Formação
de Professores da Área de Ciências.

CDD: 370.1934605

___________________________________________________

 

 

QUALIS/CAPES

Estrato

Área de Avaliação

Classificação

Ciências em Foco

B5

ENSINO

Ciências em Foco

B5

EDUCAÇÃO