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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1- Sobre a publicação

Revista Internacional de Educação Superior, publicação criada pelo Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GIEPES) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior, com pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  

A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente e que não está sendo considerado para outra publicação.

Os textos submetidos às diversas seções da revista são avaliados por membros do Conselho Editorial e pareceristas ad hoc. Quando sugeridas mudanças ou correções, os originais são devolvidos aos autores. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais em todos os idiomas à Revista Internacional de Educação Superior.

Aos editores, reserva-se o direito de realizar alterações nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando-se o estilo do autor e o conteúdo original.

Seções

  • Artigos: Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original.
  • Comunicações: Seção que aborda trabalhos apresentados em eventos, mas com caráter científico, e que foram publicados unicamente em forma de resumo, possibilitando a extensão do texto pela complexidade dos estudos efetuados.
  • Relato de experiências: seção que compreende comunicações e descrições de atividades realizadas no campo educacional.
  • Pesquisas: Foco em trabalhos que são originados a partir de um estudo também científico que engloba textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas ou em desenvolvimento.
  • Ensaios: Destina-se a um texto argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.

1.1 Cadastro de Autor

O cadastro de autor deve seguir o padrão estabelecido pela RIESup, conforme indicado no manual passo-a-passo na barra horizontal na página principal, ou clicar aqui.


2 -  Apresentação de originais

Os originais devem ser submetidos via sistema online. A revista não aceita trabalhos encaminhados fora do sistema.

Revista Internacional de Educação Superior aceita colaborações em português, inglês e espanhol para todas as seções. Os originais devem ser digitados em formato Word (.doc).

É obrigatória a utilização do template como base de estruturação do trabalho. Caso contrário, o texto será rejeitado na pré-avaliação.  


3- Formato do texto

O texto deve ser apresentado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15, de no mínimo 3 páginas e no máximo 29 (dependendo da seção), incluindo-se as notas e referências. O texto que exceder o número de páginas definido para a seção será devolvido para adequação.


4- Título

O título do trabalho deve refletir o seu conteúdo e estar na língua original, acompanhado de sua tradução (inglês). Deve ser redigido em fonte Arial, 14pts, negrito, centralizado, letras maiúsculas.


5- Resumo

Os trabalhos devem ser acompanhados de resumo na língua original, com no máximo, 250 palavras, bem como de sua tradução para o inglês. Deve ser escrito em fonte Times New Roman,  10pts, justificado, espaçamento simples. No corpo do resumo não deverá conter citações. As mesmas devem ser retiradas, deixando o texto claro e objetivo.


6- Palavras-chave

Os autores devem apresentar até cinco palavras-chave, na língua original, representativas do conteúdo do trabalho. Devem ser escritas em fonte Times New Roman, 10pts, alinhamento justificado, espaçamento simples, separadas por ponto.


7 - Citações

As citações devem seguir as orientações da NBR 10520/2002. Todas as citações de obras em outros idiomas devem ser traduzidas para o português; a inclusão do trecho original em nota é opcional.

Pede-se que os autores destaquem termos ou expressões no texto por meio de aspas simples. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.


8 - Notas

As notas devem ser usadas quando for estritamente necessário, numeradas e inseridas como "notas de rodapé".

A menção a documentos ou obras citadas deverá constar no item Referências e não nas notas.


9 - Ilustrações

Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos  devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).

Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

A nomenclatura para este tipo de material deve ser: FIGURA em maiúscula  com a numeração progressiva separando-se por hífen. Exemplo: Figura 1. Sala de aula restaurada - deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. 

As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. Seguir as normas de tabelas do IBGE. [ Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores].

Para Quadros, a nomenclatura deve ser colocada acima da ilustração. Exemplo: Quadro 1. - A estrutura da escola.


10 - Estrutura do arquivo padrão para elaborar o texto

A fim de facilitar a editoração do texto, a Comissão Editorial disponibiliza o arquivo com o template da estrutura da revista.

Observação: o texto submetido à revista não deve conter identificação de autoria. Os dados do(s) autor (es) só devem ser preenchidos no ato do cadastramento no sistema.


11 - Registro no ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Revista Internaciona de Educação Superior tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.
O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).


12 - Instruções para elaboração de referências

Todos os documentos citados devem ser apresentados ao final do artigo, com o título Referências, sem distinções entre livros, periódicos, documentos etc. A norma adotada é a NBR-6023/2002.

Nas referências, deve-se utilizar o título em negrito e não sublinhado. O subtítulo não deve ser destacado. (NBR-6023:2002)

 
Exemplos de Referências Bibliográficas

  • Livro

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 8. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 242 p. (Educação contemporânea). ISBN 8585701455.

-->Citação no texto: Saviani (1994) ou no final da citação (SAVIANI, 1994).

  • Capítulo de livro

LEMOS, Cristina. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, Helena Maria Martins; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. 318 p. ISBN 853520489X. 

-->Citação no texto: Lemos (1999) ou no final do texto (LEMOS, 1999).

  •  Artigo de periódico

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão dos seus elementos básicos. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/326/248>. Acesso em: 3 jun. 2008

-->Citação no texto: Targino (2000) ou no final do texto (TARGINO, 2000).

  •  Teses e dissertações

CARRARA, Katia. Redimensionamento do behaviorismo radical pós-skinneriano a partir da análise do percurso histórico da crítica ao pensamento behaviorista: implicações preliminares na área educacional. 1996. 2 v. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 1996.

-->Citação no texto: Carrara (1996) ou no final do texto (CARRARA, 1996).

  •  Documento de arquivo

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.
-->Citação no texto: Aranha (15 jan. 1935) ou no final do texto (ARANHA, 15 jan. 1935).

  •  Entidade Coletiva

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). Adaptação de ocupações e o emprego do portador de deficiência. Tradução de E. A. da Cunha. Brasília, DF: CORDE, 1997. 182 p.

--> Citação no texto: OIT (1997) ou no final do texto (OIT, 1997).

  •  Evento

GARCIA, Maria de Oliveira. Formación, actividades y perspectivas de las profesionales en nutrición. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRICIONISTAS, 3.; ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE NUTRICIONISTAS, 1., 1965, Rio de Janeiro. Anais do... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Nutricionistas, 1968. p. 283-292.

--> Citação no texto: Garcia (1968) ou no final do texto (GARCIA, 1968).

  •  Documento eletrônico

SANTOS, Gildenir Carolino; PASSOS, Rosemary; SOUZA, Rogério Gualberto de (Colab.). Percurso científico: guia prático para elaboração da normalização científica e orientação metodológica. Campinas, SP: Arte Escrita, 2012. 157 p., il. (Manuais técnicos BFE, n.7). ISBN 9788564830073. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=49038&opt=4>. Acesso em: 19 set. 2014.

        --> Citação no texto: Santos, Passos e Souza (2012) ou no final do texto (SANTOS, PASSOS; SOUZA, 2012).

 
OBSERVAÇÃO:

Consulte as instruções para elaboração de referências documentais no livro Percurso Científico disponível gratuitamente.

Nenhum original será devolvido.

- (*) As citações textuais devem acompanhar paginação. As referências e citações acima são modelos ilustrados de como devem ser feitas.

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CHECKLIST PELA COMITÊ EDITORIAL

Antes de iniciarmos o encaminhamento do manuscrito para o avaliador, o mesmo será conferido anteriormente pela Secretaria da Revista, e caso constem inconsistênciam, a submissão será devolvida para que se façam as devidas correções, e seja submetida novamente no sistema com as correções.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O texto está inserido no template disponível para download, seguindo toda a formatação e norma estabelecida pela Revista

    --> OBRIGATÓRIO USAR O TEMPLATE.

  8. Certificar-se de que foi realizado o registro para apresentação de iD ORCID. O registro é gratuito, caso não tenha feito, pode ser obtido na URL: https://orcid.org/register

    --> OBRIGATÓRIO FAZER O REGISTRO ORCID.

  9. Certificar-se que o cadastro de autor segue o padrão estabelecido no manual passo-a-passo, encontrado na página principal da revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais concedidos à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.