Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Internacional de Educação Superior, publicação do Grupo de Pesquisa GEPES da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas em parceria com a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Politicas e Processos de Educação Superior - RIEPPES - Universidade do Oeste de Santa Catarinense,  tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área da educação superior. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo da educação superior. Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação Superior por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.   São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios de autores avaliados por pares, especialmente convidados pelo Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Revista Internacional de Educação Superior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiês

Conjunto de trabalhos científicos com o propósito temático único, que será definido pelo Comite Editorial. O limite de trabalhos na seção dossiê é de oito textos.

Editores
  • Revista Internacional de Educação Superior
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original dentro do eixo norteador da Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debate

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiências

Textos de comunicações e descrições de atividades realizadas no campo da educação superior inseridas na diversas linhas mantidas pelo periódico cientifico.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisas

Textos originados de um estudo científico que engloba textos que contenham produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na área da Educação Superior.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Diverso e Prosa

Destina-se a um texto narrativo, poético ou diante de uma temática original e ou um documento , argumentativo, que pode ser a apresentação de um estudo ou o desenvolvimento de um tema no campo educacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Essa seção tem como objetivo realizar uma entrevista com alguma personalidade da área da Educação, especificamente da Educação Superior, a título de convite da Comissão Editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Publicação de um pequeno texto, calro e objetivo que trate de um determinado tema correlacionado ao escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Textos objetivos com análises críticas de obras publicadas, filmes e vídeos, que tratam da temática em questão. A resenha deverá ter  de 3 até 5 páginas no máximo.

Dica de como elaborar resenha. Oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa de uma resenha acadêmica:

  1. “Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  5. Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  6. Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
  7. Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador.”
  8. Identifique para que público a resenha está dirigida.

Fonte: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/ppec/article/view/6983

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ahead of Print

A modalidade de publicação avançada de artigos (PAA) ou Ahead of Print (AOP) permite a publicação individual de artigos já aprovados e editorados, ou seja, antes da composição dos números. Esta modalidade pode antecipar em até meses a publicação dos artigos. O objetivo é acelerar a comunicação das pesquisas e antecipar sua exposição para acesso e citação. (SCiELO, 2015).

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas Ad-hoc

Seção exclusiva para divulgar os nomes dos pareceristas do volume do ano da Revista. Restrita aos Editores.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Após  o recebimento da submissão pelos autores, a editoria encaminha os trabalhos ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

 

Periodicidade

A Revista Internacional de Ensino Superior possui a periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Expediente / Staff Team

Universidade Estadual de Campinas
Reitor: Marcelo Knobel
Vice-Reitora: Teresa Dib Atvars

Faculdade de Educação
Diretora: Dirce Pacheco e Zan
Diretora-Associada: Débora Mazza

Editor Científco
José Camilo Santos Filho

Editora Associada
Maria de Lourdes Pinto de Almeida 

Assistente Editorial
Joyce Wassem

Editor Técnico
Gildenir Carolino Santos

Revisão Textual
Elson Rogério Bastos Pereira
Isabela Toscan Mitterer
Hildegard Susana Jung
Pablo Pereira
Sonia Schappo Imhof
 
Secretaria da Revista
Hildegard Susana Jung

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

Fonte: Sucupira/Qualis, 2017.

 

Catalogação na Publicação / Cataloguing in Publication Data

Ficha elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447

 

Fontes de Indexação / Indexation Sources

 

      
    
    

INDEX

    
    
    
    

   

    

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas

 

Licenciamento de Conteúdo / Content License

A Revista Internacional de Ensino Superior, adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela política do Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Afiliações e Parcerias

 

 

 

Ahead of Print (AOP) - Publicação Avançada

RIESup adere à modalidade de Publicação Avançada de Artigos (PAA) ou Ahead of Print (AOP)

  •  Informamos que a Revista Internacional de Educação Superior (RIESup) passa a adotar a partir deste momento a prática de Publicação Avançada de Artigos (PAA), conhecida também como Ahead of Print (AOP). Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, independentemente de sua editoração e formatação para a edição final.
  • Destacamos que essa modalidade está sendo amplamente empregada em muitos periódicos nacionais e estrangeiros que querem antecipar a publicação de seus artigos e pesquisas já aprovados pelos referees. Haja vista que a morosidade do retorno de pareceres é um dos problemas enfrentados quando o artigo está em processo de avaliação, tal prática vem possibilitar o Editor a agilizar os trabalhos já avaliados e editorados, cabendo a ele fomentar esses dados para divulgação e viabilizá-los para as estatísticas de sua publicação.
  • Portanto, vale dizer que é vantagem tanto para o periódico realizar a PAA quanto para o autor, pois problemas com o fluxo de editoração são minimizadas e quanto mais rápido os artigos forem indexados nas bases de dados e índices de citação nacionais ou internacionais, como por exemplo, o Google Acadêmico, mais rapidamente será disponibilizado os dados de pesquisa para acesso e citação.
  • Dessa forma, informamos aos nossos leitores e autores, que a partir da primeira edição de 2017 estaremos adotando a modalidade PAA/AOP como uma nova seção da revista.Os editores
                               Janeiro/2017

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

A Revista Internacional de Educação Superior - RIESup (Faculdade de Educação/UNICAMP), ISSN eletrônico 2446-9424, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na RIESup. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Revista Internacional de Educação Superior - RIESup, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Linhas de Pesquisa da RIESup

Avaliação e Regulação da Educação Superior

  • Estuda e pesquisa temas relacionados a processos de avaliação e regulação, avaliação em larga escala, avaliação institucional, avaliação dos sistemas educacionais, avaliação docente e avaliação estudantil.

Currículo e Processos Educacionais na Educação Superior

  • Estudo e pesquisa nos eixos temáticos: educação geral, componentes acadêmicos e profissionalizantes, vivência acadêmica, estruturação curricular na modernidade e na pós-modernidade.

Educação Superior e Internacionalização

  • Analisar as diferentes dimensões de internacionalização na contemporaneidade e como os programas de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores estão sendo desenvolvidos nas diferentes universidades. Analisar quais projetos de pesquisas referentes ao tema estão sendo desenvolvidos e mapear as dimensões que envolvem. Verificar os aspectos de internacionalização dos currículos, o duplo diploma, a colaboração acadêmica, o programa Ciência Sem Fronteiras, os campi internacionais.

Inovação e Tecnologias na Educação Superior

  • Estuda e pesquisa as inovações tecnológicas em diferentes dimensões como: na organização de cursos, nos currículos, nas metodologias e avaliação. Analisa a inserção das TICs no contexto da educação superior e a importância que assumem na formação universitária e na produção de conhecimento. Pesquisa a especificidade do ensino e aprendizagem a distância, o protagonismo dos participantes em cursos com o uso de tecnologias diversas e o impacto dessas ações na cultura universitária.

Pedagogia Universitária

  • Estuda e pesquisa questões relativas à especificidade da docência e as diferentes dimensões do ato de ensinar, compreendendo as relações e os novos sentidos da ação pedagógica no contexto da educação superior.

Políticas de Educação Superior

  • Estudar e pesquisar as políticas da educação superior dos diferentes países nos níveis federal, estadual e privado. Analisar os impactos educacionais e sociais das ações políticas implementadas.