Da glória à ruína dos cinemas de rua na cidade de Joinville-SC: Exortações à patrimonialização assentes na decadência e novos usos

Christiane Heloisa Kalb, Maria Bernardete Ramos Flores

Resumo


Neste estudo busco descrever alguns fatos entre as décadas de 1950 a 1990 que ligam os cinemas de rua existentes em Joinville, especialmente a concorrência entre o Cine Palácio, Cine Colon e Cine Rex, e a partir disso, analiso os motivos ensejadores da decadência desses cinemas. É importante salientar que os usos que se fazem/fizeram desses espaços urbanos vieram se modificando após a guinada industrial que ocorreu na cidade a partir da década de 1950. Por ora, o que se conclui desse estudo é que houve um período de glória dos cinemas de rua, mas que por diversos motivos, especialmente a decadência tecnológica, levou estes espaços de entretenimento e lazer a ruir. Outro motivador foram os novos usos que se fizeram desses espaços, nem sempre consonantes com o desejo dos usuários.

  

Palavras-chave


cinema de rua; Joinville; patrimônio

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, R. Colecionando museus como ruínas: percursos e experiências de memória no contexto de alçoes patrimoniais. Ilha, Florianópolis, no 14, jan/jun 2012. P. 17-35.

Autora. Do instante esplêndido à decadência: Patrimonialização e judicialização do Cine Palácio de Joinville / Autora; orientadora, Maria Bernardete Ramos Flores; coorientadora, Alicia Norma Gonzalez Castells. - Florianópolis, SC, 2017.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: AL., A. E. Teoria da cultura de massa. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. P. 211-254.

BRITTO, Carina Oderdenge de; GRAWE, Emely Kath. Website: O documentário Memórias do Cinema de Rua de Joinville. Disponível em: . Acesso em: 15 ago 2016.

CHAGAS, Mário. Em busca do documento perdido: A problemática da construção teórica na área da documentação. Cadernos de Museologia. No 2, p. 29 a 48, 1994.

COELHO, I. Pelas tramas de uma cidade migrante. Joinville: Editora da Univille, 2011.

FCJ. Processo de Tombamento FCJ/CPC no 2002-001 A-F do Cine Palácio. Joinville: Fundação Cultural de Joinville, 8 volumes, 2002.

FICKER, C. História de Joinville: subsídios para a crônica da colônia Dona Francisca. 2a ed. Joinville: Letra D’água, 2008.

GONÇALVES, J. R. S. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / IPHAN, 1996. 156 p.

GUEDES, S. P. L. D. C. Cine Palácio: Fragmentos da história do cinema em Joinville. Joinville: Editora da Univille, 2001.

________. História de (i)migrantes: o cotidiano de uma cidade. Joinville: Univille, 2005.

LOPES, J. A. Cinemas de rua desaparecem em Fortaleza e despertam saudosismo. Fortaleza: Sindicatos dos bancários do Ceará, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 11 jun. 2015.

MARSON, Melina Izar. Cinema e políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

NIEHUES, V. D. De agricultor a operário: lembranças de migrantes. Dissertação de Mestrado em História, Florianópolis, 2000. 245 p.

NORA, P. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, PUC-SP, 1993. P. 7-28.

TERNES, A. Joinville: a construção da cidade. São Paulo: Bartira, 1993.

Entrevistas:

MEIER, Tirone. Tirone Meier: depoimento [set. 2001]. Entrevistador: Geovani Silveira. Joinville: Univille, 2001. Arquivocine.mp3. Entrevista concedida ao Projeto Cine Palácio: Fragmentos da história do cinema em Joinville, da Univille. A entrevista na íntegra encontra-se transcrita no Processo de Tombamento do Cine Palácio.

MOKROSS, Annelise Ilse. Annelise Ilse Mokross: depoimento [set. 2001]. Entrevistadora: Norma Vailatti. Joinville: Univille, 2001. Arquivocine.mp3. Entrevista concedida ao Projeto Cine Palácio: Fragmentos da história do cinema em Joinville, da Univille. A entrevista na íntegra encontra-se transcrita no Processo de Tombamento do Cine Palácio.

Fontes Arquivo Histórico de Joinville:

Jornal A Notícia

Jornal Joinville

Jornal Notícias do Dia




DOI: https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i1.7749

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP) - ISSN 2447-746X.